Impacto da água tratada magneticamente nas características do leite e nas alterações bioquímicas sanguíneas de ovelhas Awassi durante o pré e pós-parto
TIKIRIT JOURNAL FOR AGRICULTURAL SCIENCES
Departamento de Recursos Animais, Faculdade de Ciências de Engenharia Agrícola Universidade Salahaddin - Erbil / Iraque
Resumo:
O estudo avaliou os efeitos da água tratada magneticamente em ovelhas Awassi, em relação à produção de leite e parâmetros bioquímicos do sangue durante os períodos pré e pós-parto. Foram testados quatro tipos de tratamento com diferentes intensidades magnéticas (2000, 4000 e 6000 gauss) comparados com água de poço não tratada (controle).
Os resultados mostraram que o uso de água tratada magneticamente aumentou significativamente a produção de leite, com o tratamento a 6000 gauss mostrando o maior aumento, com uma produção de leite de 0,735 litros por ovelha comparada a 0,429 litros no controle. A qualidade do leite também melhorou, com aumento na porcentagem de lactose e proteína, e redução na gordura do leite, especialmente com o tratamento a 4000 e 6000 gauss.
No sangue, observou-se aumento na concentração de proteínas totais e HDL, e redução nos níveis de creatinina, colesterol total, LDL e triglicerídeos com todos os tratamentos magneticamente tratados, sendo o tratamento a 6000 gauss o mais eficaz em todos os parâmetros. Além disso, as enzimas antioxidantes LDH e AST apresentaram valores mais elevados no tratamento a 6000 gauss, enquanto ALT e ALP foram reduzidas, indicando melhor saúde metabólica das ovelhas.