Avaliação da água salina e magnetizada no desempenho hidráulico do emissor e entupimento na irrigação por gotejamento
NATIONAL IRRIGATION LABORATORY OF AGRICULTURAL ENGINEERING RESEARCH
Laboratório Nacional de Irrigação do Instituto de Pesquisa em Engenharia Agrícola (AEnRI), Dokki, Gizé, Egito.
Resumo:
O estudo realizado no Laboratório Nacional de Irrigação do Instituto de Pesquisa em Engenharia Agrícola (AEnRI), no Egito, investigou o desempenho hidráulico e a taxa de entupimento da irrigação por gotejamento usando água magnetizada. Os resultados mostraram que, ao final do experimento, a água magnetizada melhorou significativamente os parâmetros hidráulicos em comparação com a água não magnetizada, especialmente em condições de salinidade.
Em água com salinidade de 1000 e 2000 ppm, a descarga média dos emissores aumentou em cerca de 2,7% e 5,6%, respectivamente. Além disso, o coeficiente de variação (Cv) diminuiu em 0,6% e 0,91%, a uniformidade de emissão (Eu) aumentou cerca de 1% e 1,1%, e a variação da taxa de fluxo média (qvar) reduziu em 21,3% e 29,4% para as mesmas concentrações de sal.
A taxa de entupimento também foi menor com a água magnetizada, apresentando uma redução de 1,97% e 2,45% para salinidades de 1000 e 2000 ppm, respectivamente. Esses resultados indicam que a magnetização da água pode efetivamente melhorar o desempenho dos emissores e retardar o tempo de ocorrência de entupimento na irrigação por gotejamento.