A irrigação com água magnetizada afeta o microambiente do solo e a qualidade dos frutos de berinjelas em um sistema de produção de vegetais cobertos na cidade de Shouguang, China
SPRINGER - JOURNAL OF SCIENCE AND PLANT NUTRITUION
Cidade de Shouguang, China
Resumo:
O estudo investigou o impacto da irrigação com água magnetizada (AM) em comparação com água não magnetizada (ANM) na produção e qualidade de berinjelas. Os resultados mostraram que a irrigação com AM aumentou significativamente os nutrientes do solo e a atividade das enzimas do solo. Especificamente, a abundância de Proteobacteria no solo aumentou, enquanto a de Firmicutes diminuiu.
A diversidade bacteriana, medida pelos índices OTU, Chao1 e ACE, aumentou entre 3% e 24%. A irrigação com AM também resultou em melhorias notáveis nas berinjelas: comprimento, largura e peso fresco das folhas aumentaram de 17% a 29%, e o comprimento, largura e peso individual dos frutos aumentaram de 5% a 16%. Além disso, o conteúdo de vitamina C e ácidos orgânicos nos frutos aumentou de 25% a 34%.
Os elementos minerais nas berinjelas também mostraram aumentos marcantes. Estes resultados indicam que a irrigação com AM pode melhorar a qualidade do solo, promover o crescimento e a produção das berinjelas e melhorar a qualidade dos frutos.