O tratamento magnético reduz o uso de água na irrigação sem impactar negativamente o rendimento, a fotossíntese e a absorção de nutrientes na alface

SCIENCE PG - INTERNATIONAL JOURNAL OF APPLIED AGRICULTURAL SCIENCES

United Research Labs, San Marcos, USA

Resumo:

O estudo investigou os efeitos do tratamento de água magnetizada na produção de alface, atividade fotossintética e níveis de nutrientes sob diferentes regimes de redução de irrigação. Os resultados mostraram que, ao usar água magnetizada, a produção de alface aumentou significativamente, mesmo com a redução da irrigação.

Para as plantas que receberam apenas 50% da irrigação total, a produtividade foi 30% maior com agua magnetizada em comparação com a água não tratada.

Além disso, a concentração total de clorofila e os níveis de macro e micronutrientes também foram significativamente maiores nas plantas tratadas com MWT. A MWT também ajudou a reduzir os efeitos nocivos do acúmulo de sódio nas plantas quando foi utilizada menos água para irrigação. Assim, o tratamento de água magnetizada não só aumentou o rendimento das culturas, mas também melhorou a eficiência na utilização da água e a qualidade nutricional das plantas.